Arquivo XML

handsys

Publicado em: 07/02/2019

Se você possui uma empresa, certamente já deve ter ouvido falar sobre esse tipo de documento e importância dele para o seu negócio. Caso ainda não saiba e precise tirar dúvidas, esse post é para Você, Confira!



O que é arquivo XML de nota fiscal?

O arquivo XML é a versão digital da nota fiscal propriamente dita, sendo o formato utilizado para registro das informações relativas à NF-e (a nota fiscal eletrônica), que é emitida quando da venda de um produto. Ele obedece a um padrão nacional de escrituração fiscal.

Diferentemente do Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe), o arquivo XML não acompanha a mercadoria negociada, cabendo ao fornecedor disponibilizá-lo ao cliente para consulta e armazenamento eletrônico.

 
Veja alguns dos campos e informações presentes no arquivo XML da NF-e:

·         Dados da NF-e: modelo, série, número, data de emissão, data de saída/entrada e valor total
·         Dados do emitente: nome e razão social, CNPJ, endereço, inscrição estadual e código do município da ocorrência do fato gerador do ICMS
·         Dados do destinatário: nome e razão social, CNPJ, endereço e inscrição estadual
·         Dados dos produtos e serviços: descrição, quantidade, unidade comercial e valor
·         Dados relativos ao ICMS: base de cálculo, valor dos produtos, valor do frete, valor do seguro, substituição, PIS, IPI e Cofins
·         Dados do transporte: modalidade de frete, dados do transportador (CNPJ e endereço), informações sobre o veículo (placa e RNTC) e do volume transportado (quantidade, peso líquido e bruto)
·         Dados de cobrança: endereço e forma de pagamento
·         Informações adicionais: fonte de impressão Danfe e informações complementares de interesse do contribuinte.

 

Quais são os benefícios do XML da NF-e?

O gestor deve saber fazer uso da tecnologia sempre a favor do seu negócio. O arquivo XML da NF-e foi criado para integrar informações, diminuir custos com papeladas fiscais e agilizar os processos que antes demandavam muito tempo.

Assim, os recursos da empresa podem ser direcionados para o aumento de produção e melhorias nos serviços prestados.

As plataformas de armazenamento de XML permitem que os documentos fiscais fiquem bem mais organizados, já que é possível ter um controle diário e extrair relatórios a qualquer momento.

Dessa forma, o seu contador possui as informações necessárias para que não haja retrabalho e você tenha que arcar com juros, impostos e multas. Assim, você terá maior domínio sobre o seu departamento de contas a pagar e também sobre o seu fluxo de caixa.

 

O que é necessário para gerar um arquivo XML?

Para gerar seu arquivo em formato XML, é necessário ter um software emissor e um certificado digital para garantir a validade jurídica do seu documento.
A Handsys possui um sistema especifico para parte fiscal, o ovum fiscal, que te dá todo o suporte necessário para facilitar esse processo.
Gerar arquivo XML e fazer sua 
gestão de maneira eficiente é importante para que as leis tributárias sejam cumpridas e para evitar multas e taxas de juros altíssimas.


(16) 99609-4077 Comercial
(16) 99741-6026 Financeiro e Certificado digital
Facebook
contato@handsys.com.br


© Copyright 2024 handsys - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Adriano Souza - adriannosousa@hotmail.com