Certificado Digital: Entenda o que é!

handsys

Publicado em: 23/10/2018

Tudo que você precisa saber sobre Certificado Digital.



O que é o Certificado Digital?

Certificado digital é a sua assinatura de próprio punho no meio digital, onde você pode desde assinar uma nota fiscal eletrônica ou até contratos e transações empresariais. Ele contém o nome, um número exclusivo conhecido por chave pública e outros dados que identificam você ou sua empresa na Receita Federal e nos sistemas de gestão.


Quais são os formatos de Certificados?

Hoje os certificados digitais podem ser em formas de arquivo (Certificado A1), cartão ou token (Certificado A3), dependendo da necessidade de cada empresa. Tendo a validade de 1 a 3 anos.

Certificado A1

O certificado A1 é um documento eletrônico instalado em forma de arquivo direto no computador e não possui a necessidade de usar o token ou cartão, com validade de um ano.
Possui o benefício de ser um arquivo livre, evitando roubos e extravios e pode ser utilizado em diversos dispositivos como: smarthphones, computadores, notebooks e tablets.

Certificado A3

O certificado A3 possui a necessidade de ser armazenado em algum hardware: token ou cartão. Esse tipo de certificado só pode ser utilizado em um equipamento por vez.
A senha de acesso precisa ser digitada diariamente. A vantagem de adquirir este tipo de certificado é por ter um preço mais acessível, porém se adquirir o cartão, há necessidade de comprar um dispositivo para a leitura do cartão. O Certificado A3 pode ser utilizado em apenas um computador por vez, e não pode ser utilizado em smarthphone e tablets por exigir a entrada USB para conectar o dispositivo para leitura.

Quem deve ter o Certificado Digital?

As pessoas que podem ou tem a obrigatoriedade em adquirir o certificado são: PessoasFísicas - E-CPF,Profissionais liberais Pessoas Jurídicas – E-CNPJ,Transportadora – CT-e e etc.

Como faço para adquirir?

Para adquirir ou renovar é necessário ir a um ponto de atendimento físico autorizado para a emissão do certificado digital, esses pontos são chamados de Autoridade Certificadora que fica responsável por verificar a identidade do titular antes de realizar a certificação.
A Handsys é uma empresa especializada em Soluções em Software e Certificadora Digital. Para mais informações sobre planos de certificados clique aqui.


(16) 99609-4077 Comercial
(16) 99741-6026 Financeiro e Certificado digital
Facebook
contato@handsys.com.br


© Copyright 2024 handsys - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Adriano Souza - adriannosousa@hotmail.com