Até pouco tempo, o uso de malotes de documentos era algo
comum na rotina dos escritórios de contabilidade. Os clientes guardavam
comprovantes importantes, como duplicatas, boletos e documentos de arrecadação
de Receitas Federais (Darfs) para enviá-los uma vez por semana, a cada 15
dias ou no fim do mês ás assessorias. Com o avanço tecnológico, outras
possibilidades surgiram e até mesmo o cumprimento de obrigações acessórias
passou a ser feito em ambiente digital.
Hoje, os clientes podem encaminhar uma série de
informações por sistemas integrados, programas de transferência de arquivos e
aplicativos para troca de mensagens.
De um jeito ou de outro, o importante é que as informações estejam corretas e sejam
encaminhadas com agilidade.
Mais importante do que o meio escolhido para o envio dos documentos é o cuidado de controlar corretamente as informações. Um problema ainda comum é que as empresas, sobretudo as de pequeno porte, nem sempre concentram todas as movimentações bancárias na conta da pessoa jurídica. Ou seja, o proprietário do negócio realiza pagamentos ou recebe valores também em sua conta corrente pessoal, essa prática fere o princípio da entidade, que define que os recursos da pessoa física não se misturam com o da pessoa jurídica, preservando, assim, o patrimônio da organização.
Ele orienta os
empresários a fazerem retiradas da conta jurídica somente por meio de
pró-labore ou lucro, que deve ser apurado previamente.
Ignorar essa recomendação, além de prejudicar o controle financeiro, pode gerar
inconsistências nos cruzamentos de informações feitos pela Receita Federal. Por
isso, o controle precisa ser cada vez mais cuidadoso, já que os mecanismos de
análise do fisco também são constantemente aprimorados.
Aliás, é graças à evolução nos sistemas que as empresas de contabilidade, atualmente, conseguem agilizar muitos processos, sem nem mesmo depender do envio de dados por parte dos clientes. É o caso, por exemplo, da exportação de arquivos XML. Dessa forma, o profissional tem acesso a todas as compras realizadas pela empresa, bastando fazer a conferência das informações para verificar se há alguma divergência.
Existe um conjunto de documentos e relatórios que devem
ser encaminhados para as assessorias contábeis todos os meses. Alguns deles
são:
Área
Fiscal: Notas fiscais de entrada e de saída; notas de
conhecimento de transporte; arquivos eletrônicos (XML) de notas fiscais;
comprovantes de pagamento de impostos.
Área
Contábil/Financeira: Extrato bancário contendo registro das
movimentações do mês; Relatório de movimentação bancária; Contratos de
movimentação de serviço; Recibos de pagamentos e despesas; Movimentação de
Aplicações financeira, Relatório de fluxo de caixa, Pagamentos de fornecedores.
Estoque:
Controle
de estoque, Inventário.
A Handsys trabalha com um sistema de gestão Empresarial
que atende vários segmentos de mercado. Para cada necessidade diferente temos a
solução para cumprir com as obrigações fiscais e financeiras do seu negócio.
Geração de arquivo XML, emissão de notas fiscais, controle do seu fluxo de
caixa, controle de estoque, total controle financeiro e caso trabalhe com
Transporte de carga, temos um Software específico para esse seguimento, onde
fazer a emissão de CTe e Manifesto se torna uma tarefa mais descomplicada, ágil
e menos burocrática, além de uma equipe especializada para dar suporte e tirar
todas as dúvidas.
Fonte: Contas em revista – Editora Quarup, Escritório
Contábil Delfin.