Entenda tudo sobre Ordem de Serviço.

handsys

Publicado em: 14/03/2019

Se você é prestador de serviço ou deseja se tornar, esse texto pode ajudar a esclarecer várias dúvidas comuns deste ramo.



Ordem de serviço, também chamada de OS, é a formalização do serviço prestado ao cliente e é um recurso extremamente útil e muito importante para empresas. Com o nosso artigo de hoje, queremos te ajudar a entender o que é uma ordem de serviçocomo ela funciona e qual a sua importância dentro de um negócio

 

O conceito de ordem de serviço

A ordem de serviço, como dito anteriormente, é a formalização do serviço prestado ao cliente através de um documento muito importante para ambas as partes envolvidas.

Esse documento é alterado de acordo com as ações que são feitas relativas ao serviço.
Quando o cliente chega até a empresa e relata a sua necessidade , a ordem de serviço é emitida a fim de especificar aspectos importantes do serviço que será prestado.
Como a OS é emitida logo após a abertura do chamado do cliente, o documento terá maior relevância durante o período no qual o serviço está sendo prestado, depois disso, o contato com o cliente é reduzido visto que o mesmo já foi feito na própria OS.

O que contém em uma ordem de serviço

A ordem de serviço deve conter, indispensavelmente:

* O motivo do chamado da OS, ou seja, o serviço a ser prestado, sendo ele a resolução de um problema ou não.

* Nome
do colaborador que atendeu àquele chamado e emitiu a ordem de serviço e também aquele que irá executar o serviço.

* Qual serviço será prestado, os materiais necessários, o preço e a quantidade necessária para a execução do serviço.

*mão de obra que será utilizado para determinada tarefa.

* Atualização de status do serviço prestado, isso para que seja possível saber se o mesmo foi concluído ou não, se está dentro do prazo ou atrasado.

A importância da ordem de serviço

Com a ordem de serviço, a comunicação interna a respeito do pedido do clientese torna muito mais clara.
Quando o cliente solicitar alguma informação a respeito do andamento das ações é possível que qualquer colaborador autorizado tenha acesso a esse tipo de dado.
Outro ponto que reforça a importância da ordem de serviço é que ela possibilita uma organização financeira e de operações mínima.
Os dados relativos à necessidade de material e mão de obra para o serviço em questão auxiliam no controle financeiro da empresa.
Podemos afirmar também que a ordem de serviço é importante porque através dos registros realizados é possível ter um controle de tempo investido para a realização de uma tarefa, onde  a empresa pode realizar análises qualitativas e quantitativas a respeito dos dados obtidos e traçar indicadores e metas de produtividade.

A Handsys possui o Ovum OS, um sistema específico para Ordem de serviço, que oferece: históricos de procedimentos realizados, lançamento de peças utilizadas, informações dos procedimentos realizados no serviço e apontamento de qual técnico realizou, o que permite controlar e otimizar as tarefas do dia a dia, diminuindo o tempo e gastos com papeladas, além de que a possibilidade de repassar informações equivocadas, ou ainda de não realizar alguma tarefa é reduzida com o uso correto da ordem de serviço.Tudo isso possibilita gerenciar seus recursos para melhorar a rentabilidade do investimento. 


Fonte:https://blog.deskmanager.com.br/ordem-de-servico/


(16) 99609-4077 Comercial
(16) 99741-6026 Financeiro e Certificado digital
Facebook
contato@handsys.com.br


© Copyright 2024 handsys - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Adriano Souza - adriannosousa@hotmail.com