Controle de estoque: entenda a importância de fazê-lo e quais as vantagens para sua empresa

handsys

Publicado em: 03/11/2020

Por que as empresas devem ter uma atenção especial ao controle de estoque?



No decorrer do dia a dia é normal que as empresas acabam dedicando mais tempo para algumas funções, consideradas de maior relevância, do que para outras. De fato existem processos que demandam maior tempo de trabalho, mas não podemos cair no erro de deixar os demais setores descobertos de atenção. O controle de estoque é um deles.

Independente do ramo de atividade da empresa é extremamente importante os proprietários e colaboradores terem a ciência da necessidade de o manterem organizado e controlado.

Vamos entender quais as vantagens de fazer um controle de estoque e como fazer de maneira eficaz.

1. Prever a demanda de produtos

A primeira vantagem é garantir que você sempre terá produtos suficientes para oferecer a seus clientes, levando em consideração a procura pelo item. Dessa maneira, o controle de estoque começa a contribuir no aumento do faturamento, já que esse processo tende a prever a demanda de cada produto.

2. Evitar 'gastos' desnecessários

É comum as empresas não terem o controle de estoque de seus produtos por considerarem o processo de contagem como um gasto, quando na verdade precisam entender que isso se trata de um investimento, pois ajudará a evitar custos desnecessários.

3. Aumentar seu leque de produtos

Um exemplo disso é quando se compra um produto que ainda tem uma quantidade em estoque suficiente para a demanda. Isso acaba gerando uma despesa desnecessária, sendo que esse dinheiro poderia ter sido usado para investir na compra de outros produtos que estão em falta ou também em outros tipos de produtos, podendo aumentar seu leque de opções

       Por onde e como começar?

Tenha em mente que, caso sua empresa ainda não faça controle de estoque, a primeira atitude a se tomar é entrar em contato com sua Software House, para que possam auxiliá-lo no processo de escolha da melhor técnica de contagem, a fim de garantir que todo o trabalho não seja feito em vão. Garantir um controle de estoque eficaz exige que alguém se torne responsável pelo mesmo, com o intuito de acompanhar e, sempre que necessário, fazer as devidas conferências.

Um bom controle de estoque deve ter a mesma importância que o financeiro da empresa, aliás, todos os departamentos têm que ser vistos com a mesma importância uns dos outros, pois apenas um equilíbrio perfeito entre todos colabora para o sucesso da empresa.


(16) 99609-4077 Comercial
(16) 99741-6026 Financeiro e Certificado digital
Facebook
contato@handsys.com.br


© Copyright 2024 handsys - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Adriano Souza - adriannosousa@hotmail.com