5 erros administrativos que podem prejudicar um negócio

handsys

Publicado em: 10/09/2019

Não saber administrar o empreendimento é um caminho certo para a ruína. Veja, a seguir, quais são as falhas mais comuns na hora de cuidar da empresa.



1. Não ter um plano de negócios

Talvez este seja um dos principais erros por ser um passo fundamental para todas as empresas, independente do ramo de atividade. A falta de um plano de negócios pode levar você a tomar decisões erradas, principalmente financeiramente e perder tempo. Um plano de negócios bem desenvolvido faz com que você tome mais conhecimento do negócio, resultando em uma analise mais profunda de sua viabilidade.

Dica: Faça ou peça para alguém fazer um plano de negócios detalhado. Nele você deve colocar seus objetivos, produtos a serem vendidos, quais serão seus fornecedores, qual a localização do seu negócio, concorrentes e capital necessário para iniciar o negócio. Uma dica é procurar entidades que prestam serviços de apoio ás empresas, recebendo ajuda dos consultores para desenvolver o seu Plano de Negócios.

 2. Acumular lançamentos por longos períodos

Um dos princípios mais básicos de uma organização é manter a atualidade e a regularidade dos registros da empresa. No entanto, isso é praticamente impossível de ser colocado em prática quando os profissionais da área, ou mesmo os gestores do negócio, deixam de fazer os lançamentos no tempo certo.

O acúmulo exagerado de lançamentos pode criar graves lacunas nas contas do negócio, gerando um descontrole orçamentário e fiscal, além de um desajuste entre o que os relatórios indicam e o que a real situação da empresa mostra.

O ideal é que cada tipo de evento seja lançado no prazo certo, até para que os relatórios e sistemas de gestão possam indicar a real situação do negócio e auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão.

3. Ter despesas desnecessárias ao tipo de negócio

Querer, de cara, ter um ponto comercial em uma região supervalorizada ou um maquinário enorme é um erro que pode comprometer financeiramente sua empresa. Essa é a hora de pensar: tudo que eu vendo irá pagar os custos que terei com essas aquisições?
O empreendedor se empolga e não coloca o pé na realidade. Ele deve ter o mínimo possível para fazer o negócio rodar e, assim que possível, colocá-lo em teste, para trazer retorno, feedback do cliente e propostas de ajuste. Depois da entrada de receita, aí sim ele deve melhorar suas instalações. Considere aquelas que façam, realmente, você vender.

4. Negligenciar a emissão de notas fiscais                           

Embora seja um processo relativamente simples na atualidade, devido à forte tendência da automação, muitas empresas ainda negligenciam a emissão de notas fiscais em suas atividades, abrindo margem para uma série de complicações com os órgãos fiscalizatórios.

No mesmo sentido, comuns também são os erros nos processos de emissão de documentos fiscais, como falhas no preenchimento, descrições equivocadas, além de cálculos em desconformidade com a legislação.

Tudo isso pode gerar graves prejuízos para a empresa, sobretudo com o pagamento a mais de tributos, multas por descumprimento de regras e prazos, restrições de diferentes naturezas e até mesmo sanções de cunho penal, que podem expor a imagem do negócio.

Nesse contexto, o ideal mesmo é modernizar os processos contábeis da empresa, investindo em soluções capazes de automatizar o processo de emissão e gestão de documentos fiscais — conforme os próprios órgãos públicos têm incentivado —, simplificando essas atividades e eliminando riscos de erros.

5. Não possuir um sistema de gerenciamento

Por último, não poderíamos deixar de citar este erro que pode ser crucial para sua empresa: a falta de um sistema de gerenciamento. De fato, o uso de um software específico é essencial para controlar as contas e o fluxo de caixa da empresa, além de monitorar as movimentações financeiras, registrar os clientes, e acompanhar os fornecedores e o estoque.
Ao utilizar um sistema de gerenciamento, se elimina as contas erradas e decisões equivocadas — além de se reduzir o retrabalho e garantir a veracidade de todas as informações da empresa, garantindo os lucros no fim do mês.
A Handsys trabalha há mais de 23 anos com software de gestão empresarial, proporcionando mais comodidade, agilidade para o dia-a-dia, reduzindo erros e trazendo automatização nos processos que a legislação exige e que são essenciais para uma boa administração, entre eles, um sistema específico para emissão de nota fiscal, relatórios financeiros, controle de caixa, estoque e etc.


(16) 3352-7090
(16)99741-6026
Facebook
contato@handsys.com.br


© Copyright 2020 handsys - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Adriano Souza - adriannosousa@hotmail.com